Quantas empresas brasileiras são capazes de completar 40 anos de existência? No segmento de motocicletas no Brasil não é diferente, é uma verdadeira montanha russa, e apenas os mais habilidosos e criativos foram capazes de vencer os altos e baixos de mais de cinco décadas de mercado. Esta é a história da COMSTAR, revenda Honda criada em 1980 por Arnoldo Bessa e até hoje conduzida por ele e seus filhos Sergio e Marcelo Bessa.
A Comstar é o resultado de um trabalho muito bem desenvolvido com origem no início dos anos 1970, com a chegada da marca Honda ao Brasil. A equipe da revenda de origem compôs o primeiro quadro da Comstar nos anos 1980, ano de sua inauguração no bairro dos Jardins em São Paulo.
Com ideias novas e muito arrojo, a Comstar ajudou a moldar tanto o negócio como o esporte que envolve a motocicleta. O fechamento das importações e o avanço da produção nacional davam nova cara ao segmento. Arnoldo e equipe entenderam como poucos a transformação que viria com o crescer da indústria nacional.
Esporte
Atentos às necessidades do mercado e seguindo de perto os passos da sua clientela, foram pioneiros ao investir pesado no esporte como importante ferramenta de marketing e desenvolvimento técnico. Cercou-se de verdadeiros ícones do setor como os consagrados Milton Benite (preparador e chefe da área técnica) e o piloto Walter “Tucano” Barchi, entre outros.
Também fez história no Motocross e no desenvolvimento da modalidade Enduro, participando diretamente das primeiras edições do Enduro das Praias (vencido pela equipe Comstar), do Enduro da Independência e tendo organizado o Enduro dos Tropeiros, sempre com a participação de ícones do esporte, dos próprios executivos da empresa e seus clientes.
Tecnologia e inovação
A empresa soube usar como poucos a experiência adquirida nas competições para levar credibilidade a seus clientes, e soluções técnicas importantes em um mercado ainda lento na apresentação de novos modelos. Assim, a Comstar fez nascer dois produtos que marcaram época, a Turuna Comstar 180 e a XL 180 Comstar.
Hoje e sempre – Foco no cliente
Toda esta experiência adquirida nas pistas e no dia a dia da revenda, sempre teve como foco apenas um público: o cliente. Quando o assunto era motos de média e alta cilindrada (que aos poucos foram retornando ao mercado brasileiro) a Comstar sempre foi sinônimo de bons serviços e confiabilidade. Para atender uma demanda cada vez mais crescente também no segmento de baixa cilindrada e permear a marca na região da grande São Paulo, foi preciso expandir a rede Comstar, hoje dividida em 7 diferentes pontos de venda e assistência, sendo duas lojas nos Jardins, além de Jandira, Itapecerica da Serra, Interlagos, Cotia e Itapevi.
As unidades da Comstar estão preparadas com equipes treinadas nas áreas de vendas de motos novas e usadas, peças, acessórios e serviços.
São mais de 40 anos de experiência no mercado de duas rodas se contarmos apenas os anos desde a criação da COMSTAR, mas uma história de dedicação ao setor que começou muito antes, e que ainda tem muito para ser escrita.